A Cidade

A história da cidade de Viana do Castelo começa no monte de Santa Luzia com o povoamento celta, mais tarde os romanos instalam-se nas margens do rio Lethes. 

D. Afonso III, no ano de 1258, concedeu a Viana do castelo o estatuto de vila, dada a importância do seu porto na época dos descobrimentos, o terceiro mais movimentado do país.

Como recompensa da rainha Maria II, pela lealdade, ousadia e coragem do povo vianense, Viana do castelo foi levada a cidade a 20 de janeiro de 1848.

Viana é feminina – Vi Ana do Castelo – uma desenvolta petiza na venda do peixe, arrebatando o Átrio com inesperadas cantigas, era a alma dos serões dos paços e dos terreiros das romarias. Deu o nome à cidade, fazendo um pescador apaixonar-se por ela e gritar aos quatro ventos “Vi Ana do Castelo” quando a via.

E mantém a sua feminilidade ainda hoje, com os trajes das vianenses a colorirem as ruas com a maior chieira, todos os meses de agosto.

Viana tem tudo: rio, mar, monte. Banhada pelo oceano Atlântico e pelo rio Lima, sendo também protegida pelos montes verdejantes, é composta de história e a conjugação perfeita e visível em qualquer rua do passado e do presente.

As ruas e ruelas históricas da cidade, as majestosas fachadas e os painéis de azulejos, harmoniosos no traço e na cor, são a linhagem principesca de uma deslumbrante cidade Real. Viana do Castelo floresce na alma do povo, eternamente venturoso e ousado de carácter único e inimitável.

00351 258 809 630
  • Facebook
  • Instagram

© 2023 por Nome do Site. Orgulhosamente criado com Wix.com